Otro dia eu escrevi aqui sobre algo que me disseram una vez, que seria impossível fazer una boa adptação de uno game para o cinema, já que no game você tem a liberdade de levar o personagem para onde quiser e no cinema, non. Então alguém na Disney teve a brilhante idéia: Em vez de adaptar UNO game para o cinema, vamos tentar adaptar o UNIVERSO dos games para o cinema, com os personagens interagindo entre si, cosa que non dá para fazer na vida real (a non ser quando as produtoras ou mesmo os jogadores fazem crossovers) e grazie a Dio, “Detona Ralph” teve sucesso em fazer isso e faz a gente esquecer que já fizeram cosas como “Super Mario Bros” e “Street Fighter”.


Esse dia foi foda!

Uno ragazzo vai dizer “Ah! O que os personagens dos jogos fazem quando ninguém vê? Isso eu já vi em Toy Story!”. Otro vai dizer “Personagens arrumando confusão em um mundo que não é o seu? Um grandão fazendo amizade com uma menininha? Isso é Monstros S.A.!” “Vilão que quer ser bonzinho? Procurando Nemo!”Ora! que bom que os animadores conseguiram pegar referências boas e fazer uno baita filme! Tem gente que non consegue!

Já já o Lance vai fazer trocadilho com “Detona Ralph” e o nome do volante do Corinthians

A história é a seguinte: Durante 30 anos, Ralph (John C. Reilly na dublagem original), depois de ser despejado do tronco onde morava, que deu lugar a uno prédio, se dedicou a fazer a mesma coisa todos os dias: Tentar BOTAR O PRÉDIO NA CHÓN!

Eu tenho muita orgulha da meu filhinha Ralph!

Só que como ele é o vilão do jogo, toda vez que ele começa  detonar vem uno intrometido e conserta o prédio. O ragazzo é chamado pelos moradores para comer bolo enquanto o Ralph é jogado de cima do prédio. Detalhe: O nome do herói é Conserta-Felix JR (Jack Mc Brayer) e ele usa uno  MARTELINHO DE ORO. Tecnologia brasileira em una animação americana.

Então, Ralph revela em una reunião dos “Vilões-Anônimos” (sério!) que non quer ser mais vilão. É como se, de repente, o Agnaldo Timóteo quisesse virar eterossessualeOH WAIT!

Ao ser rejeitado em una festa dos moradores do prédio, Ralph é desafiado a conseguir una medalha por fazer algo heróico e assim ele abandona o game e vai se meter em uno otro chamado “Hero Duty“, que é muito mais moderno, com personagem em alta definição e muito mais violento (em una das falas, Ralph dá una “cutucada” nesse estilo de jogo)

Lá ele apronta una confusão da pesada (locutor da Sessão da Tarde mode: ON) e acaba indo parar no universo de “Sugar Rush“, uno jogo de corrida todo fofinho que tem uno rei fanfarrão e sempre quando o arcade está desligado eles promovem una corrida para ver que avatares aparecerão para o jogador nos recordes do game. E eles sempre boicotam una bambina de nome Vanellope (Sarah Silverman na dublagem original), porque ela é uno tilt, uno defeito do jogo, e non poderia correr com os personagens normais.

Para tentar deter o grandalhão, que resolve ajudar a bambina a vencer a corrida, impedir que os insetos-ciborgues-vírus (sério) de Hero Duty se reproduzam e tomem conta do universo de Sugar Rush e principalmente, impedir que seu jogo seja desligado, Conserta-Felix Jr. tem que unir forças com a Sargento/a Calhoun (Jane Lynch, professora de Ed. Física daquele seriado de gay, “Glee”) una donna durona e armada até os dentes, mais brava que o Muricy Ramalho com dor de barriga. Mas o maior medo de todos os personagens é que Ralph dê una de “Turbo” (assista o filme e descubra o que é isso).

O bom desse filme, além das homenagens aos games do passado e as participações dos personagens famosos (Zangief, Bison, Ryu, Ken, Bowser, Sonic, Dr. Robotnik, Kano, Pac Man, Diablo…) é o modo como os dramas pessoais e motivações dos personagens são interligados e as tramas paralelas são bem amarradas de modo que uno único evento (a saída do Ralph de seu universo de origem), traz consequências desastrosas para todos os otros universos envolvidos.

Pô, Seu Barriga, o negócio aqui é sério!

Sem contar as referências ao universo dos games como os cheat codes (tem função especial na trama) e até da internet, dado que o filme conseguiu fazer com que o lance do “Mentos com Coca-Cola” voltasse a ser relevante em pleno 2012 (e também com função na trama)

Se cagou todo, baitola?

Roteiro bem escrito, baseado em argumento de Rich Moore (também diretor do filme e que já dirigiu “Simpsons” e “Futurama“), Phil Johnston (redator de “Um negócio nada seguro”) e Jim Reardon (roteirista de “Wall-e”), escrito por Phil Johnston e pela novata Jennifer Lee (nenhum crédito até esse filme).

Parte ruim, da parte dos americanos, nada, mas o lançamento desse filme no Brasil já tá cagado. Primeiro que o filme só estreia dia 4 no Brasil, DOIS MESES depois de já ter estreado em vários países. Segundo porque, depois de já terem lançado trailers com dubladores profissionais fazendo as vozes dos personagens, resolveram redublar tudo colocando Tiago “Tim Maia” Abravanel como Ralph, VJ Marimoon da Mtv como Vanellope e Rafael Cortez do CQC como Conserta-Felix Jr. Vejam a diferença das vozes vecchias para as nuovas:

Sem contar que TODAS as cópias exibidas no Brasil serão dubladas (acham que animação é para crianças, criança não lê legenda, logo…) Se você quiser ouvir o Zangief com sotaque russo (que tiraram na versão brasileira) terá que esperar sair em DVD ou baixar a versão original na internet (lembrando que já faz dois meses que estreou o filme lá fora e que tem versões dele na rede). Depois non querem que as pessoas baixem filmes…

Apesar de tutto, vale a pena dar uno jeito de assistir o filme. Seja no “Cine Torrent” seja no oficial. Non é uno filme inteiramente infantil. É uno filme para todas as idades e que respeita a inteligência dos bambinni (até hoje, tem gente que acha que filme infantil tem que ser sinônimo de filme retardado).

Retardado é você!

No site da Disney dá para você jogar os jogos do filme. Agora é rezar para que haja una continuação e que  APAREÇA O MARIO E QUE ELE TENHA UNA PRESENÇA DIGNA NO CINEMA DESTA VEZ!

Que puta vergonha!

Cotação:

8/10 cabeças de cavalo possíveis – Com as vozes originais, por favor!

Fontes:

http://media.theiapolis.com/d4-i1SKS-k4-l1T27/wreck-it-ralph.html
http://esporte.ig.com.br/futebol/ralf/l1237865222361.html
http://www.disney.com.br/pt/jogos/index.jsp
http://interney.net/blogs/melhoresdomundo/2012/12/03/disney-brasil-detona-detona-ralph/
http://www.imdb.com/title/tt1772341/
http://www.cenaaberta.com/2010/10/tunel-do-tempo-colocar-predia-na-chon.html
http://www.martelinhodeouro.com.br/

Advertisements