Tags

, , , ,

x_men_days_of_future_past_poster_by_n8ma-d78r9xo Há quem diga que Ernest Hemingway era adepto do estilo “Show, don’ t tell!” (Mostre, não fale!). Pois Bryan Singer parla e mostra. Não só conta muita cosa (graças ao roteiro de Simon Kinberg, baseado no argumento dele, de Jane Goldman e alguna cosa do que fora escrito pelo Matthew Vaughn), como mostra muita cosa (mérito também do diretor de fotografia Newton Thomas Sigel que trabalhou com Singer nos dois primeiros “X-Men” e em “Os Suspeitos”, além de “Drive” de Nicholas Winding Refn). Esso faz desse “X-Men” o melhor filme de super-herói do ano até agora (quiçá o melhor dos últimos 5 anni) O enredo non é dos mais originais. Quem assistia o desenho dos X-Men dos anni 90 deve lembrar de Bishop vindo do futuro para matar Gambit (na verdade, a Mystica disfarçada) antes que ele mate o Senador Kelly e esso inicie una caçada agressiva contra os mutantes. E essa trama foi explorada também nas animações “Wolverine e os X-Men (2008)” e “The Super Hero Squad Show (2009)”. Sem contar o quanto ela foi explorada na saga “Exterminador do Futuro”.

x-men-animated-series-season-1-11-days-of-future-past-part-1-bishop-wolverine

“Se tu é do futuro, por que usa mullets?”

Mas engana-se quem acha que foram os X-Men que copiaram James Cameron, pois o primeiro “Exterminador do Futuro” é de 1984 e a HQ em que a história foi publicada primeiro é de 1981. Cameron, jura de pés juntos que non copiou ninguém e que o enredo do seu filme mais famoso é baseado em uno sonho que ele teve, mas devemos nos lembrar que ele deve gostar de quadrinhos e já quase dirigiu uno filme do Homem Aranha nos anni 90.

days-of-future-past

O caso é que se ele non inventou a história, ao menos ganhou fama com ela, tanto que foi consultado por Matthew Vaughn, antes dele pular fora e por Bryan Singer depois que assumiu. É como o Brasile, que non inventou o futebol, mas virou expert no assunto.

X-MenDOFP

A bem da verdade, Singer non deve nada a James. Quem assistiu “Superman – O Retorno”, pode ficar sossegado, que o filme é FABULOSO e non fica trás de ninguno filme da Marvel (Stan Lee que me perdoe, mas se tivesse se coçado mais antes, para fazer seus próprios filmes, non teria que vender seus melhores heróis para a Fox).

O Yul Brynner inspirou tanto o Xavier quanto o T-800

O Yul Brynner inspirou tanto o Xavier quanto o T-800

Neste filme, enquanto estão sendo encurralados pelo modelo mais avançado dos Sentinelas, os X-Men remanescentes, decidem enviar a consciência de uno deles para seu corpo no passado afim de que ele impeça Mystica de matar o cientista Bolívar Trask (o anão Peter Dinklage, de “Sob Suspeita” do Sidney Lumet e o Tyrion Lannister, de “Game of Thrones”), ser capturada e ter o seu DNA usado para o aperfeiçoamento dos Sentinelas e o escolhido é Wolverine, pois graças ao seu fator de cura, é o único que pode suportar a viagem é o mais famoso dos personagens e isso é una desculpa para mostrá-lo igual ao Schwarzenegger quando volta no tempo na franquia “Exterminador” (uno ponto negativo do filme).

ezimba18338291689400

“MAS TUDO PASSA! TUDO PAAAAAAAAAAAASARÁÁÁÁÁÁ!!!!”

Contudo há algo legal no filme que é a mudança de fotografia quando há a viagem no tempo, com a imagem dos anni 70 com cara de “Instagram”. (lembram de “Rush”?)

protectedimage

Se beber, não use os poderes

Non bastasse esso, há algunos momentos “psicodélicos” no filme, como quando Logan, entra temporariamente em transe e a imagem fica embaçada ou quando alguém filma una cena de rua e você vê a imagem filmada em formato Super 8 . A ideia de projetar sua consciência para o seu corpo mais jovem por si só já parece conversa de quem tomou LSD. Além disso, Charles Xavier (o do passado) faz o caminho inverso e através da mente de Wolverine consegue se projetar no futuro  e conversar consigo mesmo, mais velho (é o único encontro entre os atores das duas gerações de X-Men neste filme)

web1_X-Men-Days-of-Future-Past

“Carai véi! Vou ficar careca!”

Além desso, há também uno momento, em que Charles volta a usar o Cérebro (que estava todo empoeirado), que a impressão que se tem é que ele, o Fera e Wolverine estão dentro de una discoteca ou otro tipo de local de entretenimento, pois a sala fica toda preenchida por una luz vermelha com unas imagens em carrossel (há una parte do filme que efetivamente se passa em una discoteca, em que Mystica interage com uno general vietnamita).

x-men-days-of-future-past-cerebro

CHAPADOOOOOOOOOOOOO!!!

Destaque também para a cena em que Peter Maximoff (o Mercúrio das HQs, interpretado por Evan Peters) usa sua habilidade para se livrar dos seguranças do Pentágono, filmada com una tecnologia especial que cria una situação de ultra câmera lenta, assim como em “Dredd” SÓ QUE MUITO MELHOR USADA, pois aqui, o visual tem a função de ajudar a contar a história em vez de ser apenas una sacadinha, uno efeitinho para chamar a atenção. Parabéns para Newton Thomas Sigel.

x-men-days-of-future-past-quicksilver

Esse dia foi foda!

Parabéns para o diretor Bryan Singer e para o editor John Ottman por evitarem tremer muito a câmera ou fazer uma edição muito rápida em que mal dê para ver a luta direito.

A Liberdade conduzindo o povo

A Liberdade conduzindo o povo

Parabéns também para Matthew Vaughn, pois é bem provável que as referências históricas sejam cosa dele (como foram em “X-Men – Primeira Classe”). Destaque para a interpretação dada no filme para a morte do Kennedy e para a participação de Richard Nixon (o que aconteceria se alguém o matasse antes do Watergate?)

bolivar-trask-president-nixon-dofp

“Tem como usar esses Sentinelas no Watergate?”

Enfim, talvez o demérito do filme seja ser tão bom, que acabe criando mais expectativa sobre o próximo filme do que ele efetivamente pode atender. A julgar pela cena pós-créditos desse derradeiro filme, a continuação prevista para 2016 será estupenda. Será que vão seguir a sequência e fazer uno filme nos anni 80? Então a fotografia seria escura como em “Planeta Terror” e o ritmo seria frenético à moda de “Comando para Matar”? Só o futuro (que non seja esquecido) nos dirá.

Cotação: 8,5/10 cabeças de cavalo possíveis – Melhor que eleger o Richard Nixon.

Fontes:

http://film.thedigitalfix.com/protectedimage.php?image=NickChen/x-men_days_of_future_past_michael_fassbender_james_mcavoy_nicholas_hoult.jpg_19052014

 http://amestrib.com/sites/amestrib.com/files/field/media/web1_X-Men-Days-of-Future-Past.jpg

http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/05/com-us-302-milhoes-novo-x-men-tem-estreia-melhor-que-de-avatar.html

http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/2012/07/espetacular-historia-do-espetacular.html

Advertisements