1348908588-125951217

“Nossa, como ele é oportunista! Mal o Robin Willians e o Eduardo Campos morreram e ele já tá escrevendo sobre isso!” Bambinni, non há filme melhor para explicar o que houve essa semana do que este (lembrando que respeito é una cosa, santificação é otra). Pode se dizer que é o filme definitivo sobre o tema. Além do quê, ninguém é obrigado a ler o texto.

Bobcat Goldthwait além de ter sido o Zed da série “Loucademia de Polícia” tentou através dos seus filmes nos explicar como nosso mundo funciona. Em “Shakes, the clown” ele nos mostra como uno homem cheio de vícios pode ter muitas virtudes. Em “God Bless America” ele traça uno panorama da nostra sociedade alienada atual, cercada por reality shows e pessoas fúteis ou fanáticas. Já neste “World’s Greatest Dad”a crítica recai sobre a hipocrisia com que se tratam as pessoas que morrem e una certa canonização que se faz das mesmas, muitas vezes baseada em mentiras.

2hzjxar-620x333

Neste filme Robin Williams é Lancelot “Lance” Clayton, escritor frustrado, que ganha a vida como professor de Poesia de una escola de segundo grau (“high school” como dizem lá).

image3Lance tem uno filho chamado Kyle (Daryl Sabara), que é tão desprezível e pouco afeito ao convívio social que nem os nerds se misturam com ele, possuindo uno único amiguinho, Andrew (Evan Martin), cuja mãe é alcoólatra e que sempre vai a casa dos Clayton, sendo a única pessoa que conhece realmente o bambinno. Melhor até que seu papa.

worlds-greatest-dad-2009

20121220172930e2dCompletam o quadro a professora de artes Claire (Alexie Gilmore, que faz papel de apresentadora de telejornal em “God Bless America”), que usa o personagem de Robin Willians como uno “estepe”, para quando non está saindo com Mike (Henry Simmons), professor mais atlético e popular e também Bonnie (Mitzi McCall), a vizinha vecchia e gorda fã de filmes de zumbis, que é alvo das espiadelas marotas de Kyle (veja como o ragazzo é bizarro).

009WGD_Alexie_Gilmore_003009WGD_Mitzi_McCall_003Uno dia, Lance e Claire vão jantar juntos e Kyle é convidado para se sentar à mesa também, contudo enquanto os adultos conversam sobre suas preferências cinematográficas (Dá-lhe citações a “All That Jazz”, “Cabaret”, as duas versões de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” e “Jovem Frankenstein”), Kyle está preocupado em saber como tirar fotos por baixo do vestido da professora sem ser notado.

urlDepois de deixar Kyle em casa é a vez de deixar Claire na dela. Ao voltar para casa, descobre que seu filho morreu de una forma bastante constrangedora e é nessa cena que vemos o talento de Bobcat. O contexto e a trilha sonora nos induzem ao choro, porém a situação da morte de Kyle é tão bisonha que você fica perplexo, chegando até a rir de tanto nervoso.

dad02A propósito, alguém sabe como Robin Willians morreu?

 Desesperado, Lance modifica o canário da morte de seu filho, forja uno suicídio pendurando o mesmo pelo pescoço com uno cinto dentro do closet e escreve una carta toda sentimental como se fosse de Kyle, falando que ninguém gostava dele e justificando seu suicídio.

world-s-greatest-dad

Uno dos alunos descobre a carta e resolve publicá-la no jornal da escola e então a vida do professor dá una guinada de 180º. Ele passa a ser o professor mais popular da escola (mas do que seu rival Mike, dedixando de ser “estepe” e virando o “titular” de Claire), cria-se todo uno culto em torno de Kyle, que passa a ser amado em morte muito mais do que sonhou em vida.

large_worlds_greatest_dad_blu-ray7 009WGD_Lorraine_Nicholson_002Estimulado pela popularidade repentina, Lance começa a forjar novas cartas de Kyle e chega a escrever uno diário do bambinno, que depois vira livro, campeão de vendas fazendo com que o “orfão de filho” seja convidado a dar entrevistas na TV. É aí que as cosas começam a sair do controle…

urlO interessante do filme é que quem faz una ponta é justamente una das pessoas que nos anni 90 mais sofreu com a “santificação do recém defunto”: Krist Novoselic, ex-baixista do Nirvana, que testemunhou muita gente se aproveitando da morte de seu colega de banda Kurt Cobain

Krist Novoselic World's Greatest DadO próprio Bobcat Goldthwait faz una ponta como o motorista da limusine que tem que levar Lance e Claire para o estúdio de TV. Para quem non sabe, Robin e Bobcat já foram humoristas de stand up e se apresentavam nos mesmos lugares, tendo Robin Williams feito una ponta não creditada no filme de estreia de Bobcat “Shakes, the clown”. De início, Robin só faria una ponta nesse filme, mas gostou tanto do roteiro, que quis fazer o personagem principal.

worldsgreatestdad-1Vale lembrar que Robin Willians ficou famoso fazendo o papel de uno papa bastante amoroso em “Uma Babá Quase Perfeita”

tumblr_m28hftu0v71qdojzho1_500

LuizaErundinaBabáQuasePrefeita

Luiza Erundina em Uma Babá Quase Prefeita.

Vale lembrar também que ele já fora uno professor de poesia em “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Dead-Poets-SocietyOtro que fez una ponta neste filme é Tom Kenny, mais conhecido por ser o dublador original de Bob Esponja, mas também é o sanguinário palhaço traficante de “Shakes, the clown” e uno colega de escritório do personagem principal de “God Bless America”. Em “World´s Greatest Dad” ele é o produtor do talk show em que Lance será entrevistado.

009WGD_Tom_Kenny_001Também vale destacar a presença de Jota Bosco, integrante do podcast Toca o Terror e fã nº1 de “A Vingança de Cropsy”, que foi citado nos texto sobre o Filme Oficial da Copa de ’82.

ss_world_greatest_dadOtro destaque vai para a trilha sonora, que cumpre de forma excelente seu papel que é o de integrar-se perfeitamente a cena e dar o seu tom (aprende Tarantino!). Menção honrosa para “Under Pressure” de Queen e David Bowie e “I Hope I Became a Ghost” do The Deadly Syndrome

Infelizmente, por culpa da miopia dos nostros distribuidores, este filme que foi lançado lá fora em 2009 só chegou aqui neste ano, contudo non poderia ter chegado em melhor hora, afinal em 2014 tá morrendo gente que nunca tinha morrido antes.

image19Independente de você ser fã ou non de Robin Willians, ser eleitor ou non de Eduardo Campos, veja o filme e tire suas próprias conclusões sobre como as opiniões sobre as pessoas mudam depois que elas morrem. E como a história de vida de una pessoa pode ser forjada para atender interesses diversos.

world-s-greatest-dad1Non podemos dizer que é o canto do cisne de Robin Willians, mas é uno de seus melhores trabalhos.

url2A propósito, alguém sabe como morreu Elvis Presley?

Cotação:

8/10 cabeças de cavalo – Melhor que ser encontrado morto em situação embaraçosa.

Advertisements