Tags

, , , , , , , , , , , ,

6f442-tumblr_n0e1qwc3qj1r7sku3o1_250 f2a57-tumblr_llythmmtcc1qhoh12o1_r1_500

Muito se fala dos filmes que foram influenciados por “Guerra nas Estrelas”. Até já houve uma mostra bem legal sobre o assunto uma vez. Porém são poucos os textos (pelo menos em português) sobre asa obras que influenciaram George Lucas a criar seu universo fantástico. Por conta da estreia de uno novo episódio da franquia, vamos desvendar de onde veio a sua inspiração

“(1932) Flash Gordon” 

Se o heroi espacial mais famoso de todos os tempos serviu de inspiração até para a NASA, que dirá para una das sagas estelares mais famosas do cinema. Sua contribuição mais importante (porém non a única) é o letreiro subindo no início do filme. 

“(1937) O Mágico de Oz”

Há quem veja muitas similaridades entre os filmes. Embora esteja caracterizado como “Mágico” na foto abaixo, Luke representaria a Dorothy por morar na fazenda e meio que ser “jogado” na história. C3PO é o homem de lata sem emoções. Han Solo é o espantalho desmiolado, que fala o que pensa. Chewbacca como é o mais peludo seria o leão, embora non seja covarde. E R2D2, por ser o menorzinho, seria o Totó. star_wars_is_wizard_of_oz_by_kreepingspawn-d41jmc2

“(1958) A Fortaleza Escondida”

O fato de “Guerra nas Estrelas” ser uno “quase remake” desse filme já fora citado aqui. Em ambas as obras quem movimenta as tramas são os chamados “alívios cômicos”, afinal colocar uno dar destaque para uno personagem assim sempre funciona. Non tem como dar errado…OPA! PERA!

 jar-jar-binks

Felizmente o episódio mais recente se redime e coloca una fangirl como personagem principal (SEM SPOILERS)

“(1961) Yojimbo”

Mais uno filme de Kurosawa citado como referência. Além das óbvias citações às lutas com espadas e ao capacete dos samurais (usado por Darth Vader), as mãos e braços decepados presentes em toda a saga estabelecem una relação direta com esse título.

yojimbo-star-wars-arm

“(1954) Os sete samurais”

Mais uno do Kurosawa. Além dos elementos já citados há também a fala de C3PO no primeiro filme (“Parece que fomos feitos para sofrer. É o nosso destino”) e a presença de uno mestre sábio que vive coçando a cabeça.

yoda-shimura.png

“(1975) Dersu Usala”

Filme de Kurosawa que se passa na Sibéria que dizem ter inspirado non só o “pôr-dos-sóis” de “Guerra nas Estrelas” como o planeta gelado de “O Império Contra Ataca”

“(1954) Rastros de Ódio”

Obra máxima de John Ford que também inspirou filmes como “Taxi Driver”. Non bastasse ter uno jovem da fazenda que quer ser heroi, a cena da volta para casa também estabelece uno elo entre os filmes.

TheSearchers_imaginario12

“(1966) Três homens em conflito”

Assim como Han Solo atirou primeiro, Angel Eyes atirou primeiro nessa cena que inspirou una sequência de “Uma Nova Esperança” que deveria ter permanecido inalterada

lee van clef

lee van clef2

han-vs-greedo-o.gif

“(1974) Frankenstein and the Monster From Hell”

Depois de fazer o papel do Monstro de Frankenstein em “Casino Royale”, em “Horror de Frankenstein” e neste filme aqui, David Prowse encarnaria sua versão definitiva como Darth Vader na franquia de Lucas (afinal assim como a criatura ele também é todo remendado). No filme de 1974, seu “criador” é Peter Cushing que o reencontraria como Grand Moff Tarkin no “Episódio IV”. Para saber mais, leia os textos do La Dolce Vita e ouça o podcast do Toca o Terror sobre Frankenstein.

Houve otro Frankenstein nos anni 70 que inspirou a criação de Darth Vader…

 

normal_Shane_Briant,_David_Prowse,_Madeline_Smith_and_Peter_Cushing_in_Frankenstein_and_the_Monster_From_Hell

PETER CUSHING STAR WARS TARKIN 5756

 

“(1975) Corrida Mortal”

Assim como Darth Vader, o “Corredor Frankestein”, interpretado por David Carradine, é todo arrebentado por baixo de sua roupa preta com capacete estiloso.

Death Race 2000 Poster 1

Algunos anni mais tarde fizeram una paródia desse filme (“Safari 3000”) em que quem vestia essa roupa era um certo Conde Dooku

441full-safari-3000-screenshot

LITERALMENTE DARTH TYRANUS

darth-vader-s-mask-o.gif

“(1975) Corrida contra o destino”

Por falar em filme de corrida, non só a roupa como uno pouco da personalidade de Han Solo é inspirada no Kowalski desse filme. O visual dos parceiros robóticos do mercenário também foram tirados de otros filmes.

vpt-vest1

han-solo-movie

“(1927) Metropolis”

Além do visual de C3PO ser muito parecido com o de Maria, há quem diga que a obsessão por mãos presente na saga (conforme foi citado lá em cima quando falamos de “Yojimbo”) é una referência a Fritz Lang, que compartilhava da mesmo apreço por elas. E o androide mais baixinho também foi inspirado por otro filme de sci-fi

128702200296158134

“(1972) Corrida Silenciosa”

Em uno futuro distópico, astronauta foge para manter o que restou da flora terrestre que é mantida em una estufa espacial na órbita da Terra. O personagem principal, interpretado por Bruce Dern, é acompanhado por pequenos dróides similares ao nosso amiguinho.

sr-copy

“(1969) 2001- Uma Odisseia no Espaço”

Stanley Kubrick além de ser uno expoente da geração sexo-drogas-e-rock-n-roll-que-salvou-Hollywood também inspirou várias tomadas e ângulos de câmera dos filmes da trilogia original, inclusive nas externas das naves.

3131177464_3a7d82f212

“(1956) O Planeta Proibido”

Inspirado na peça “A Tempestade” de William Shakespeare, esse sci-fi dos anni 50 com Leslie Nielsen (!) já apresentava una mensagem em holograma a la Princesa Leia.

Forbidden Planet

 

leias_message

“(1955) Labaredas do Inferno/(1954) As Pontes de Toko-Ri/”(1964) Inferno nos Céus”

Vários filmes de batalhas aéreas da 2ª Guerra Mundial foram usados como referência para as cenas de tiroteio espacial do filme que consagrou Mark Hammil

 

 

brides-copy

“(1935) O Triunfo da Vontade”

Não bastassem os oficiais da Estrela da Morte parecerem nazistas, essas tomadas da premiação de Han, Chewie e Luke fazem referência ao documentário que Leni Riefenstahl fez para promover o regime de Hitler (essa parte do filme também reverencía una sequência de “A Fortaleza Escondida” )

star-wars-triumph-of-the-will-1935

“(1974) Monty Python e o Cálice Sagrado”

“Ah! Agora você tá zuando né?” Ecco! Mas vamos lembrar que Annakin só virou Darth Vader depois de ter o braço e as pernas cortadas. Vai me dizer que non vos lembra isso:

Vocês podem conferir melhor essas referências aqui:

Fontes:

http://www.telegraph.co.uk/film/star-wars–a-new-hope/movies-influences-george-lucas/

https://maserpatrol.wordpress.com/2015/11/29/jedi-geki-the-cross-pollination-of-the-star-wars-franchise-with-japanese-genre-cinema/

http://bamfstyle.com/2013/06/14/vanishing-point/

http://www.cosmicbooknews.com/

http://oldforum.paradoxplaza.com/forum/showthread.php?669711-Suggestions-Cosmetics-Items-Single-and-Sets

http://www.35milimetros.org/deja-vu/thesearchers_imaginario12/

http://www.tallmomtinybaby.com/2014/05/youre-kids-most-important-life-lesson.html

Advertisements