Tags

, , , ,

punisher-war-zone.19974Tem quem ache que há filmes de bambinno e filme de bambinna. O que talvez non saibam é que muita comédia romântica (gênero que eu acho muito mais machista que o terror, sempre pego para Cristo nesse aspecto) foi escrita e dirigida por homens (e, mesmo fora desse gênero, nós temos Almodóvar, que sempre aborda o universo feminino em seus filmes) e muito filme de terror ou ação ou comédias sobre o universo masculino ou com ragazzos como protagonistas foram escritos e/ou dirigidos por mulheres. Vamos a eles:

“(2008) O Justiceiro: Em Zona de Guerra” – Dirigido por Lexi Alexander

punisher-warzone-cci-poster-full

Roteirizado por Nick Santora, Art Marcum e Matt Holloway esse filme que é o mais sangrento do herói da Marvel foi conduzido pela ex-campeã mundial de karatê e kickboxing Lexi Alexander, também responsável por “Hooligans” com Elijah Wood e concorreu ao Oscar de Melhor Curta em 2003 pelo filme de boxe “Johnny Flynton”.

“(2000) Psicopata Americano” – Dirigido por Mary Harron

zp04hmllvlgf8zso9ibtBaseado em obra de Bret Easton Ellis foi roteirizado pela diretora e por Guinevere Turner, roteirista de filmes protagonizados por mulheres (“BloodRayne” de Uwe Boll e “The Notorious Bettie Page”, este também dirigido por Mary) e que fez pontas em “Procura-se Amy” e “Dogma”. Nesse filme, Christian Bale interpreta um playboy obcecado e agressivo chamado BATeMAN. Mary também dirigiu o terror “Relação Mortal”

“(1989) Cemitério Maldito” – Dirigido por Mary Lambert

pet_sematary_by_malevolentnate-d62hshe.jpgRoteirizado pelo próprio autor do livro que o originou, Stephen King, o filme foi dirigido pela mesma responsável por 5 clipes da Madonna (“Borderline”, “Like a Virgin”, “Material Girl”, “La Isla Bonita” e “Like a Prayer”). Lambert também dirigiu  a sequência desse filme e o infame “Mega Python Vs. Gatoroid”.

“(2014) As Vozes”- Dirigido por Marjane Satrapi

voices_ver4_xlg.jpgEssa comédia de humor negro protagonizada por Ryan Reynolds foi dirigida pela iraniana responsável pelo candidato ao Oscar de Melhor Animação de 2008 “Persepolis”(perdendo para “Ratatouille” de Brad Bird) sobre a rotina de una garota durante a Revolução Islâmica no Irã. Para quem acha que esse país só faz filme chato, cabe lembrar do filme de terror “Garota Sombria Caminha Pela Noite” também dirigida por una mulher iraniana(Ana Lily Armirpour).

“(1989) Quero Ser Grande” – Dirigido por Penny Marshall

Big-chopsticks-590x350Roteirizado por Gary Ross e Anne Spielberg (irmã do Steven), esse filme da época em que Tom Hanks só fazia comédias foi dirigido pela mesma responsável por otro filme dele: “Uma Equipe Muito Especial” em que é técnico de um time de baseball feminino que tem no plantel a Sharona do seriado “Monk”(Madonna também tá nesse filme). Também dirigiu “Tempo de Despertar” com Robin Willians, baseado no livro do Dr. Oliver Sacks e “Salve-me Quem Puder” com Whoopie Goldberg, clássico da Sessão da Tarde.

“(1998) Impacto Profundo” – Dirigido por Mimi Leder

deepimpact

Roteirizado por Bruce Joel Rubin e Michael Tolkin, o clone de “Armageddon” foi dirigido pela mesma diretora de “O Pacificador” com George Clooney e Nicole Kidman e “Jogo Entre Ladrões” com Morgan Freeman e Antonio Banderas.

“(2005) Os Reis of Dogtown” – Dirigido por Catherine Wardwicke

Lords-of-Dogtown-Wallpaper-lords-of-dogtown-19550203-1280-1024.jpgImagine a bagunça na cabeça do skatista fã desse filme ao descobrir que esse filme foi dirigido pela mesma responsável por “Crepúsculo”,  “A Garota da Capa Vermelha”e “Aos Treze”. O roteiro é do Stacy Peralta diretor do documentário “Dogtown and Z Boys” com o mesmo tema.

“(1991) Criaturas 3” – Dirigido por Kristine Peterson 

leonardo_dicaprio_critters3-e1428015035783.jpgO filme de estreia de Leonardo DiCaprio foi dirigido pela mesma responsável por “Kickboxer V” com Mark Dacascos. Ela também foi assistente de direção/diretora de segunda unidade de “Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica”, “Hora do Pesadelo -5” e “O Ataque dos Vermes Malditos”.

“(1987) Strip-Tease da Morte”- Dirigido por Katt Shea

81Nj3chyBPL._SL1500_.jpgEssa pérola do gênero “policial-bonitona-que-tem-que-se-infiltrar-em-boate-para-prender-assassino”foi escrita pela diretora em parceria com seu marido à época Andy Ruben. Antes de se aventurar na direção Katt fez pontas em filmes como “Scarface” e “Psicose III” e a posteriore dirigiu a sequência deste filme aqui e a dispensável continuação de“Carrie, a estranha”.

“(1991) Caçadores de Emoção” – Dirigido por Kathryn Bigelow

Point-Break-1996-movie-hd-wallpaper.jpgEspecialista em fazer “”filmes de menino”” a ex-mulher de James Cameron conta com otros filmaços no currículo como o terror “Quando Chega a Escuridão”(roteirizado por ela em parceria com Eric Red de “A Morte Pede Carona”), “Jogo Perverso” (thriller fudido com Jamie Lee Curtis e Ron Silver, também escrito em parceria com Red) o sci-fi “Estranhos Prazeres” e os premiados “Guerra ao Terror” e “A Hora Mais Escura”(produzidos por ela).

“(1991) Quanto Mais Idiota Melhor” – Dirigido por Penelope Spheeris

24194e005f856bd81727140f477df185.png“Bromance” (romance entre “brothers”, filme com dupla de amigos como personagens centrais) clássico por excelência, foi roteirizado pelo protagonista Mike Myers e pelo casal Bonnie e Terry Turner e dirigido pela mesma responsável por “Os Batutinhas”e “A Família Buscapé”, mas também pela série de documentários “The Decline of Western Civilization” sobre o movimento punk e pelo clássico punk “Suburbia” cujo trailer tem una cena considerada uno tanto misógina, com una patricinha tendo as roupas rasgadas no meio da roda punk.

 

 

Advertisements