Tags

, , , , , , , , , , ,

marthaRagazzi, lembram quando vocês assistiam aqueles thrillers dos anni 90 como “Invasão de Privacidade” ou “Corpo em Evidência” só por causa de duas ou três cenas e durante o resto do filme ficava com cara de bunda por conta do…hã…roteiro? Pois bem, assistindo esse filme você terá a mesma sensação.

O Povo vs. Zack Snyder

O Povo vs. Zack Snyder

Tão logo estreou o filme voltou aquela velha discussão: “filme de herói tem que ser sério“, “filme de herói tem que ser divertido“, “tem que ter piada“, “não tem que ter“. Bom, una cosa é certa: Filme do Batman pede una certa seriedade, haja vista que a obra de maior sucesso dele nos últimos tempos (“O Cavaleiro das Trevas” do Nolan) é assim. Tanto é assim que quando a Marvel quis fazer una versão em audiovisual do seu “Batman” (leia-se “Demolidor“) resolveu fazer algo sombrio, violento e meio apartado de seu universo cinematográfico.
BATMAN_V_SUPERMAN_DAWN_OF_JUSTICE_new_image_March_2016_1200x854Mas será que essa mesma fórmula serviria para o Homem-Aranha?(cujos direitos para o cinema ainda são da Sony, embora ela e a Marvel já estão se acertando) serviria para o Homem de Ferro, tal como o conhecemos hoje no cinema? (o Shane Black quis mudar uno pocco o tom do personagem e deu no que deu…), serviria para o Deadpool (da Fox)?

Sabem como “Batman Vs. Superman” ficaria na versão da Marvel?
vlcsnap-2016-04-03-19h54m22s152 vlcsnap-2016-04-03-19h49m26s116 vlcsnap-2016-04-03-19h44m49s125Cada herói tem sua personalidade e portanto sua versão para o cinema deveria ser adequada a ela. Se o filme novo da DC é comparável a uno thriller vagabundo noventista, os filmes da Marvel podem ser comparados a uno filme exploitation, que dá ao seu público que ele quer ver, no ritmo que aquilo e deve ter. Já os filmes dos X-Men, na minha opinião, são os que melhor combinam imagem e roteiro. Insistindo na comparação seriam uno “Dublê de Corpo” ou “Vestida para Matar” (guardadas as devidas proporções e levando em conta os furos dos filmes de DePalma). E Deadpool? Bom…

DC

DC

WIP_Chained

MARVEL

DePalma_body_double

X-MEN

260x365_519ebcc6af955

DEADPOOL

Na crítica que escrevi por conta de “Days of the Future Past eu coloquei que os realizadores optaram pela fórmula do “Show, don’t tell” o que non quer dizer que o filme non tenha uno texto bom por detrás, uno bom argumento. É isso que falta aos filmes de Snyder. Ele se preocupa demais com a estética, com as referências, com os “jump scares“, com as lutas em formato gameplay, COM A CÂMERA LENTA (Sam Peckimpah dá piruetas no túmulo) e se esquece de que o filme tem que contar una história e se resolver como filme, o que non acontece aqui (aliás vocês non acham que Watchmen deveria ter sido una série, capitaneada por Matthew Vaughn e Bryan Singer? Eu sei, é una graphic novel infilmável, non foi feita para ser adaptada para otro meio, Alan Moore non gosta e blá, blá, blá…).

Roteirista

Se tem una cosa que Zack Snyder nos provou foi que ele non gosta do Superman e nem seu Super gosta mais da gente do que de alguém de sua família. Se você non for Lois Lane caindo de uno prédio ou for a mãe ou o pai dele, será salvo, mas non com tanta prioridade. Ele non se importa tanto com você.

Caguei pra vocês!

Caguei pra vocês!

E quanto ao Luthor? Confesso que quando li que ele seria “Mark Zuckerberg” eu gostei da ideia porque tinha gostado dele em “A Rede Social“. Era um sociopata bastante inteligente, mas bem contido, ao contrário dessa versão afetada e canastrona. Deu até saudades do “Frank Underwood” de “Superman Returns“.
bitch pleasePara non dizer que eu non falei de cosas boas, a luta está soberba. É o momento pelo qual os espectadores estavam esperando e dele non saem decepcionados, embora o motivo pelo qual os heróis se veem obrigados a lutar é muito imbecil e o que os faz parar de brigar é mais imbecil ainda.

Ah se fosse com esses dois...

Ah se fosse com esses dois…

O “Doomsday” que eu achei que ficaria forçado para caramba (e de fato é bastante tosco) e que a princípio fui contra a sua aparição (vilões demais para uno mesmo filme) acabou mantendo o ritmo que faltava antes da briga entre Super e Bat e chega a representar una real ameaça para os 2 heróis e a heroína desse filme.

Resultado da luta contra Doomsday

Resultado da luta contra Doomsday

E por falar em heroína, que maravilha essa Mulher Maravilha. A mulher tem um solo de guitarra próprio para suas entradas. E mesmo nas suas aparições como Diana Prince non decepciona. Sua única cena ruim é a parte em que nos são apresentados os otros heróis da Liga da Justiça, de forma extremamente forçada, mas isso non é culpa dela.
mesmo homemO que mais me impressiona é como os filmes em desenho animado referentes a esse filme contam una história melhor do que ele, a saber: The Dark Knight Returns (a briga mais famosa entre Superman e Batman em que este usa una armadura especial para enfrentar o alienígena) e A Morte do Super-Homem (a batalha contra Doomsday). Tá certo que no caso de “TDKR” o roteiro e o storyboard já estavam ” prontos” e bastava filmar, mas ora, non é o próprio Zack Snyder quem filma quadro a quadro as obras que adapta?

Ou então filmar a história desses dois

Ou então filmar a história desses dois

Enfim, o filme non é tão ruim quanto algunos dizem, porém o seu mérito está concentrado no seu terceiro ato e nas brigas pelas quais todos pagaram para ver. Talvez fosse o caso de a Warner chamar os roteiristas das animações para escrever os filmes, vide os exemplos já citados bem como Batman contra o Capuz Vermelho”, “Justice League: Doom”, “Batman: A Máscara do Fantasma”, “Superman e Batman: Inimigos Públicos” etc. ou então ver se George Miller tem uno tempo durante os intervalos da franquia Mad Max.

Cotação:
2,5/5 cabeças de cavalo – Melhor do que ter uma mãe chamada Martha.
P.S.: Quando a Warner vai aproveitar o sucesso do Deadpool da Fox e fazer uno filme do Lobo cheio de putaria e violência?
SPOILERS: Se non assistiu ao filme non clique para continuar lendo o texto:

Há algunas perguntas que surgiram após a exibição do filme e que ficaram sem resposta:
Como é que o Azulão sabe exatamente onde a Lois Lane corre perigo? Ok, ele tem superaudição, mas no filme parece que ele tem uno “sentido aranha” específico para ela ou lhe colocou uno rastreador.
Como é que ele consegue localizar a Lois e non consegue localizar a própria mãe?
Como a nave de Krypton permite que o Lex tenha total acesso a sua tecnologia? Por mais que ele tenha ludibriado o seu sistema de segurança usando as impressões digitais do Super, ele manipula a nave muito fácil.
E para quê ele quer transformar o General Zod em algo que ele non pode controlar?
Como Lois Lane sabe que a lança de kryptonita serve para deter o Doomsday?
Como é que cada futuro membro da Liga da Justiça já tem seu próprio logo nos arquivos do Luthor?
Como é que o Superman non usou sua visão de raio-x para ver que a cadeira de rodas do ex-funcionário das Empresas Wayne tinha una bomba?

Advertisements