Tags

, , , , , , , , , ,

x-men-apocalypse-pic-1Lembram-se quando eu comparei os filmes de super-heróis com filmes eróticos? Pois bem, comparando com as HQs, sua fonte de inspiração, os filmes da Marvel seriam a chamada Era de Prata e os filmes atuais dos X-Men seriam a Era de Bronze (e “Batman Vs. Superman” seriam os tenebrosos anni 90). “X-Men: Apocalipse” é uno meio-termo: Nem tão decepcionante quanto o filme da DC (cujo vilão final Doomsday é chamado de Apocalipse no Brasil), mas non é tão bom quanto o “Guerra Civil” e eis que a praga do terceiro filme, que tinha poupado Capitão América, faz a turma de Xavier de vítima.
Enquanto o filme anterior tinha una fotografia excelente, uno roteiro bacana, que se sustentava mais nas imagens do que no texto e una ameaça terrível, mesmo sem ter uno vilão definido (quem é o vilão do filme? Bolívar Trask? Mystica, que promoveria o atentado que Wolverine tem que evitar? Magneto, que vira inimigo público número 1? Richard Nixon?) neste non há o “filtro bacaninha” que tinha no anterior (mal se percebe que a história se passa em 1983), o roteiro non é dos melhores, com várias tramas paralelas que ficam se alternando de forma confusa e o vilão está muito aquém do que deveria ser.

apocalipseRagazzi, o Apocalypse merecia caracterização melhor, tanto visual, quanto de personalidade. Ele non representa una ameaça tão grande quanto nas HQs e no maravilhoso desenho dos anni 90 (especialmente o episódio da 1ª temporada“The Cure” com una trama muito parecida com a de “X-Men 3” e o episódio da 4ª temporada “Beyond Good and Evil” em que Apocalypse sequestra vários mutantes com poderes psíquicos a fim de usar seus poderes para recriar o universo a seu modo, a meu ver una trama MUITO MELHOR do que o filme da Fox – exceto pela parte com as viagens no tempo, que para o filme ficaria bastante confuso).

Para vocês terem una ideia, o Cel. Stryker com poccos minutos de cena consegue ser mais ameaçador do que o vilão oficial em todo o filme. A propósito, que personagem esse Stryker! Tanto em “X-2” quanto nessa nova franquia (“X-Men Origins – Wolverine” eu non conto) ele consegue ser ameaçador sem ter qualquer superpoder. Sobretudo o novo ator, Josh Helman, com essa carona dura e quadrada (apesar de parecer o Stifler de “American Pie”)
Bo6SbWWIQAEG3KcAlém disso a forma como o mutante foi derrotado (SEM SPOILERS) para mim ficou muito forçada, non só por antecipar uno evento que só deveria ocorrer mais tarde na história dos X-Men, como também foi algo uno tanto fácil. Bambinni, Apocalypse é quase uno deus! Non se derrota uno deus tão fácil! (a non ser que enfrente o Hulk). A forma como ele foi vencido em “Come the Apocalypse” é muito mais convincente.

Para non dizer que o filme só tem defeitos, a despeito do CGI tosco, o prólogo do filme é muito bom (apesar de parecer uno remake de “Deuses do Egito”) e a abertura então é maravilhosa, assim como maravilhosa é a sequência com o Peter Maximoff (sim, é una cópia da sequência do filme anterior, mas melhor e com una baita trilha sonora).

power-rangers-02Também são legais as referências presentes no filme, como a sequência da jaula com Noturno e Anjo, que lembra muito a luta de Wolverine no primeiro filme em 2000, o fato de a base do Stryker ser parecida com a base presente no segundo filme da franquia antiga, a referência à graphic novel “Arma X” (com direito a sangue, mas pocco se comparado com “Deadpool”) e até mesmo una citação à “O Exorcista” (pelo menos eu achei que era).
tumblr_nrn4fcnc5n1u08h34o1_1280Quanto aos personagens, os “antigos” é que sustentam a trama, principalmente Mystica e Magneto (aliás, que foda tá o Fassbender nesse filme. A cena na floresta é primorosa!). Anjo, Cyclope e Jean Grey até que non estão mal, Noturno, para mim, funciona bem como alívio cômico, Tempestade está muito apagada e Psylocke (cujo figurino é o mais fiel às HQs) entra muda e sai calada. Até o Caliban, que é uno personagem menor, tem una presença em cena melhor do que a ninja psíquica (aliás, a Jubileu faz o quê nos filmes dos X-Men?).

No filme, Magneto é colega de Lech Walessa

No filme, Magneto é colega de Lech Walessa

Porra Neymar!

Porra Neymar!

Mudinha

Mudinha

Tomara que para o filme noventista que Bryan Singer está tramando ele chame Matthew Vaughn para trabalhar com ele (esse “Apocalipse” é o único da franquia sem nenhuma participação dele, o que explicaria o fato de ter pocca ligação com a época em que se passa a história e ser inferior aos anteriores). E que tenha Nirvana e Pearl Jam na trilha sonora.

Podia ser pior!

Podia ser pior!

Cotação:
3/5 cabeças de cavalo – Melhor do que se chamar Apocalipse.

P.S.: Tomara que a Marvel Studios/Disney compre os direitos que estão com a Fox e torne isto possível:

Advertisements