Tags

, , , , , , , , , , ,

Coolrunnings

Ué, mas esse non é uno filme que se passa durante as Olimpíadas de Inverno? Bambinni, non há filme que melhor represente os Jogos Olímpicos do Rio do que uno em que a zueira cative mais do que a tradição, que uno “trapaceiro” pode ter una segunda chance e que a “mentira” ganha mais crédito que a verdade e acaba sendo aceita

Em “O Homem que matou o facínora” há a seguinte frase “Quando a lenda se torna realidade, publica-se a lenda”. No caso desse “Jamaica abaixo de zero”, a Disney conseguiu de forma magistral  (e isso não é demérito) transformar una simples história de una equipe zebra e uno tanto deslocada em Jogos de Inverno em uno “conto de fadas esportivo” em que uno branco derrotado encarna o personagem do “white savior” e ajuda uno grupo de negros “iletrados” em uno determinado esporte e fazê-los sentirem orgulho de si mesmos, mesmo que non consigam a vitória (desde “Rocky” que nós sabemos o quanto histórias de superação são bem vistas em Hollywood).

vlcsnap-2016-08-21-23h29m38s130Cqa3fRkXEAA_yqPvlcsnap-2016-08-21-23h29m47s95

No filme, ao ser desclassificado das eliminatórias do atletismo para as Olimpíadas de Verão Derrice Bannock vai atrás de uno americano ex-campeão de trenó das Olimpíadas de Inverno que tentara convencer seu pai, também velocista a montar una equipe.

vlcsnap-2016-08-21-22h47m30s34

Na vida real havia sim a ideia de se usar velocistas para montar una equipe de trenó, porém a ideia partiu de dois americanos (George Fitch e William Maloney) que rodaram o Caribe todo atrás de velocistas, non se restringindo à Jamaica. Além disso, até 2010 os americanos nunca tinham sido campeões no trenó.

61685

George Fitch

No filme, a equipe é formada por Derrice, otros dois velocistas desclassificados e o engraçadíssimo Sanka Coffie, piloto de rolimã.

vlcsnap-2016-08-21-22h48m15s3

Na vida real até tentou-se recrutar pilotos de carrinho de rolimã, mas no final acabaram sendo escolhidos quatro atletas do meio militar jamaicano (Devon Harris, capitão do Exército e ex-corredor, Dudley Stokes, piloto de helicóptero, Michael White, operador de rádio e Caswell Allen, engenheiro este último se machucou e foi substituído por Chris Stokes, atleta e irmão de Dudley. Freddie Powell também foi da equipe).

OT_cool-runnings3

White, Stokes, Harris e Powell

No filme, o treinamento é bem mambembe e ocorre quase todo na Jamaica, com os atletas viajando para Calgary no Canadá somente a poucos dias de iniciarem os jogos, por conta até da falta de grana. Na vida real, os atletas chegaram bem cedo à cidade e treinaram por lá mesmo.

vlcsnap-2016-08-21-22h49m39s64vlcsnap-2016-08-21-22h50m12s149vlcsnap-2016-08-21-23h06m15s42

No filme, há una associação central que regula todos os esportes de inverno. Na vida real cada esporte tem una associação própria, inclusive o trenó (Federation International de Bobsleigh et de Tobogganing (FIBT)).

No filme, o personagem de John Candy, que non existiu na vida real, tinha sido desclassificado por colocar pesos na frente do trenó para aumentar sua velocidade, procedimento esse que non é ilegal na modalidade se o veículo carregado non atingir o peso mínimo exigido pelo regulamento.

vlcsnap-2016-08-21-22h47m59s90

No filme, a equipe jamaicana é hostilizada pelas demais, principalmente pela da Alemanha Oriental, chegando às vias de fato em uno bar country de Calgary. Na vida real, as equipes dos otros países adoravam os jamaicanos, pois eles alegravam o ambiente, chegaram até a doar uno trenó reserva. Vale lembrar que a equipe jamaicana era a única de 4 pessoas originária do Caribe, mas nas duplas havia equipes de otras ilhas de lá como as Antilhas Holandesas.

vlcsnap-2016-08-21-22h52m29s195

No filme, a equipe chega perto de quebrar o recorde mundial durante a competição. Na vida real eles se classificaram nas últimas posições.

vlcsnap-2016-08-21-23h32m17s73

Quanto ao acidente com o trenó, ele realmente ocorreu na última prova da modalidade, porém non foi por uno problema mecânico como no filme, mas por falha humana e os aplausos ao final da corrida foram menos efusivos do que no filme.

Você acha que os atletas reais se irritam com isso? Devon Harris, uno dos atletas de 1988 e que hoje é presidente da entidade jamaicana que coordena a modalidade no país, contou por conta da volta do país às Olimpíadas de Inverno após dois jogos de ausência que por conta do filme receberam várias doações e apoios e a dupla que participou de Sochii 2014 autointitulou-se “Cool Runnings 2ª geração”.

Supports-Jamaican_MAIN

A “mentira” acabou fazendo muito mais sucesso que a verdade, haja vista que até hoje, dos filmes da Disney com atores reais, é o mais lucrativo, tendo custado aproximadamente US$15.000.000,00 e rendido ao redor do mundo mais de 10 vezes o seu orçamento. O mais rentável no geral produzido por eles vocês sabem qual é, né?

Frozen_coolUna parte do sucesso dele vem de seu elenco principal desconhecido, mas muito cativante. Tirando John Candy em seu canto do cisne (os seus filmes seguintes foram lançados depois de sua morte), o mais famosão era o intérprete de Derrice, Leon Robinson, que dentre otros papéis foi o santinho do clipe da Madonna “Like a Prayer”.

like-a-prayerMONTAGEM

A princípio, o elenco deveria ser mais “estrelado” tendo Denzel Washington como Derrice, Eddie Murphy como Sanka Coffie, Marlon Wayans de “50 Tons de Preto” como o atrapalhado Junior e Wesley Snipes como o esquentado Yul Brenner, mas graças a Deus non rolou, pois o estrelismo de alguns poderia estragar o filme (ou Eddie Murphy iria querer interpretar a equipe toda).

rs0k19lt6c9ic6i9Screen Shot 2014-11-29 at 12.28.29 PM

Ron Galella Archive - File Photos

hqdefault (2)

A direção e o roteiro são uno tanto “caretas”, como era de se esperar de una produção da Disney, contudo isso non prejudica o filme, talvez até ajude pelo contraste, se pensarmos que até essa época era mais comum esse tipo de enredo usando equipes infantis do que marmanjos não-americanos (depois virou festa do caqui com atores famosos contracenando com galalaus de otra etnia).

The-Air-Up-There

Põe o logo do “Brazzers” aí!

512CR9RBTTL

Aqui também!

O argumento fora escrito por Lynn Siefert e Michael Ritchie, o último famoso por dirigir “O rapto do menino dourado” e “Os amantes do perigo”, este também uno filme de esporte de inverno (esqui) com Robert Redford e Gene Hackman. O roteiro foi escrito pela Lynn em parceria com Tommy Swerdlow e Michael Goldberg, que depois escreveriam filmes como “Neve pra cachorro”.

editedolympicmovies006

A direção ficou por conta de Jon Turteltaub, que depois seria responsável pela franquia “A lenda do tesouro perdido” estrelada por seu colega de colegial, Nicolas Cage.

 

PH8LLfda6KDPbf_1_l

Em otras ocasiões, esse filme poderia até ser rechaçado por conta de ser da Disney, ter una direção mais careta, ter “white savior” e non ser nem uno pocco condizente com a realidade, no entanto o filme é muito bem feito, realmente engraçado e para mim, sobreviveu muito bem ao “teste dos 15 anos”. Normalmente eu non apoio continuações de filmes que sejam bastante tardias, mas non seria una má ideia chamar Usain Bolt para fazer una sequência em que ele desiste da aposentadoria para ser medalhista também nas competições de inverno. O Ciro Hamen do canal “O Brasil Que Deu Certo” já deu a letra.

Cotação:

3,5/5 cabeças de cavalo – Melhor que aprontar na noite e dizer que foi assaltado.

Fontes:

http://movieweb.com/jon-turteltaub-talks-the-sorcerers-apprentice/

http://en.espn.co.uk/olympic-sports/sport/story/280229.html

Jamaica Abaixo de Zero: inspirado numa história real

http://www.cpcompop.com.br/2015/02/clipes-historicos-1-edicao-madonna-like.html

http://www.ranthollywood.com/2015/11/17/15-things-you-didnt-know-about-cool-runnings/

https://www.bostonglobe.com/arts/movies/2014/02/08/light-camera-olympics/aeZ7DNYTRT4sTJXO2OstkM/story.html

https://en.wikipedia.org/wiki/White_savior_narrative_in_film

https://en.wikipedia.org/wiki/Cool_Runnings

http://www.sportsmax.tv/?q=articles/2015/01/01/man-behind-1988-jamaican-bobsled-team-dead

http://en.espn.co.uk/olympic-sports/sport/story/280229.html

http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/fotos/jamaica-abaixo-de-zero-saiba-mitos-e-verdades-do-filme-que-levou-os-jogos-de-inverno-aos-tropicos-05022014#!/foto/7

http://www.blackpast.org/gah/jamaica-bobsleigh-team-1987

 

 

 

 

 

 

.

 

Advertisements