Tags

, , , , , , , , ,

bozobingo

Por conta da estreia nos cinemas de “Bingo – O Rei das Manhãs” resolvi fazer una lista de filmes com palhaços da pior espécie. Boa parte dos citados na lista já haviam figurado no podcast sobre palhaços do Toca o Terror. Vale lembrar que Coringa é hors-concours, portanto non figura na lista.

“The Simpsons”(2008)

tumblr_lw61upajts1qcvnnto1_500

Ok, no filme Krusty tem una participação insignificante, mas seria una desfeita fazer una lista com palhaços indesejáveis e deixar de fora o mais famoso deles e provavelmente inspirado no mesmo palhaço que deu origem ao Bingo, Bozo (para quem talvez non saiba é, originalmente, uno palhaço americano e o SBT precisava de una licença para usar o nome e a fantasia ).

“Um palhaço muito suspeito”(Shakes, the clown -1991)

56c8c-syn__0021_shakestheclown

Contemporâneo da 3ª temporada de “Os Simpsons“, esse filme marca a estreia de Bobcat Goldwaith (o Zed de “Loucademia de Polícia”) na direção, sendo também o protagonista, além de ser uno dos primeiros filmes de Adam Sandler. Nele, Shakes é uno palhaço beberrão, preguiçoso, antissocial e mal profissional (Sim, é quase una versão live-action de Krusty).  É acusado injustamente de ter matado seu empresário, quando na verdade o assassino é o personagem de Tom Kenny (o dublador de Bob Esponja no original ), uno palhaço cocainômano, muito parecido com o Coringa, non só fisicamente como psicologicamente. Depois de Kenny, só otro ator poderia ser o Coringa…

780be-vlcsnap-2013-02-20-20h27m59s66

“It”(1990)

200

Olhem bem para o rosto de Tim Curry. Muitos de vocês talvez o conheçam como o gerente do hotel de “Esqueceram de Mim 2”, mas diga se ele não tem a fisionomia de uno perfeito Coringa.

tim-curry-joker

Apesar de ter tido a oportunidade, non foi escolhido para interpretar o palhaço do crime, mas vestiu a roupa de otro palhaço terrível: Pennywise, o monstro assassino maquiado da obra de Stephen King, que virou minissérie em 90 e ganhou uno remake recentemente com Bill Skarsgard no papel do vilão.

pennywise-1280-1495221482658_400w

“Ironia da Sorte”(1924)

he-who-gets-slapped

Filme mudo em que Lon Chaney Sr. (“O Homem das 1000 Faces” famoso por “O Fantasma da Ópera”) interpreta uno cientista que teve a experiência e a esposa roubados por uno conde que lhe financiava. Depois de levar esses duros golpes (inclusive físicos), foge para o circo e se torna uno palhaço que leva tapa em todas as apresentações, até o momento em que volta para se vingar. Baseado em peça de teatro de Carey Wilson.

he-clown

“Palhaços Assassinos do Espaço Sideral”(1988)

91a9d499aaea1e19dde036757b174b06--outer-space-clowns

Filmezão B assumido e bastante divertido dirigido pelos Irmãos Chiodo, experts em efeitos especiais. Extraterrestres com aparência de palhaço se alimentam de humanos que envolvem em casulos semelhantes a “algodão doce” (!) e usam armas que atiram “pipoca”(!!), além de usarem “esculturas com bexigas” e “sombras com as mãos” (!!!) para aterrorizar. Está previsto una continuação em 3D para o ano que vem.

tumblr_nzrka4jgGt1rp0vkjo1_500

“Killjoy” (2000)

85b6a42e9eaf3701efdaca9f5bae6b17

Produzido pela Full Moon Pictures, do especialista em filmes B, Charles Band.  Esse palhaço seria como uno “espírito de vingança” (“estraga-prazer” na tradução literal) invocado por magia negra. Gerou mais 4 sequências: “Killjoy 2: Deliverance from evil”, “Killjoy 3”, “Killjoy goes to Hell” e “Killjoy: Psycho Circus”.

killjoyscr003

“Casa dos 1000 corpos”(2003)

tumblr_o7sq06m1c11rp0vkjo1_500

Dos primeiros filmes de Rob Zombie. Pena ele non ter sido desencorajado à época, aí non veríamos as duas desgraças chamadas “Halloween” e “Halloween II”. Mas justiça seja feita: Esse filme e o seguinte “Rejeitados pelo diabo” são bons. Nessas obras ficamos conhecendo una família redneck desajustada e homicida liderada pelo palhaço Capitão Spaulding, vivido pelo veterano Sid Haig, o Boticário do Rei Tut na série do Batman dos anni 60.

2-7-6

“Clown (2014)”

Clown-Blu-ray-cover-anchor-bay-2014

Pai de família que non toma suco de laranja compra una fantasia de palhaço para entreter os filhos, contudo non consegue tirá-la depois e pouco a pouco vai se transformando em uno monstro de verdade e aterrorizando sua família. É baseado em uno curta que chamou a atenção de Eli Roth, que resolveu produzir o longa.

07IqRD

“Stitch – O retorno do palhaço assassino”(2012)

tumblr_on89fq208j1voc1nyo1_500

Produção vinda de uno país que non costuma ter notoriedade no cinema: a Irlanda. Uno palhaço anti-profissional e preguiçoso (de novo uno Krusty) é vítima das travessuras dos bambinni da festa de aniversário que vai animar e acaba morrendo acidentalmente. Através de uno ritual de magia negra ele volta a vida para se vingar deles, já crescidos. É uno slasher tardio, porém interessante.

giphy

“Condado Macabro” (2015)

595423

É o representante brasileiro da lista e também uno slasher, gênero pouco explorado no país (porém non inédito, pois Francisco Cavalcanti já havia rodado “A Hora do Medo” em 1986). Nosso palhaço em questão foi encontrado ensanguentado na cena de uno crime, é considerado suspeito e tenta convencer o investigador de que o local foi alvo de uno grupo de assassinos.

condadochicoBBB

“The Documentary of OzBo”(2014)

the-documentary-of-ozbo_tNone

Falso documentário em que una dupla de investigadores paranormais são entrevistados a respeito de serem os únicos sobreviventes de una investigação sobre o espírito de uno palhaço do mal chamado OzBo (Ahn, ahn? Pegou o anagrama? Ahn?)

“Palhaço Assassino”(1989)

k0AUkmKeexjbHIbOWXY4ktiINF

Filme de estreia de Sam Rockwell, aqui como ator mirim. 3 internos fogem do manicômio e matam 3 palhaços dos quais tomam suas identidades  e se refugiam na casa de uno garotinho que tem medo de palhaços. Infelizmente, o terror non se restringiu às telas. Posteriormente foi descoberto que o diretor Victor Salva (“Olhos Famintos”), à época aposta de Francis Ford Coppola para o cinema, abusou sexualmente do garotinho protagonista, o que fez com que ficasse afastado da direção por uno tempo. Para nossa tristeza non é o único estuprador da lista.

__Sucd

“To Catch a Killer”(1992)

8063704086_47dd9ce64a_b

John Wayne Gacy provavelmente é a grande inspiração para os palhaços assassinos do cinema. Pai de família exemplar, ótimo vendedor, se vestia como o palhaço Pogo. Matou cerca de 33 pessoas dentre meninos e homens adultos. Nessa minissérie para a TV é interpretado por Brian Dennehy, o xerife escroto de “Rambo – Programado para matar”. Deu origem a mais dois filmes baseados em seus atos: “Gacy” de 2003 com Mark Holton no papel-título, “Dear, Mr. Gacy” de 2010 com William Forsythe e o infame “Dahmer vs. Gacy” com Randal Malone.

hqdefault (1)

Esqueci-me de algum? Usem os comentários.

 

Advertisements