Imagem retirada do tumblr Ataque de Estrelismo

Quando Didi Mocó completou 50 anni de carreira, em 2009, a Europa Filmes lançou em DVD todos os longa-metragens protagonizados pelo Trapalhão. Infelizmente os filmes protagonizados pelos otros integrantes do quarteto (sobretudo por Dedé Santana e seu irmão Dino) foram negligenciados e permanecem no anonimato. Salvo algunos upados no YouTube pelo usuário lozandres muitos continuam inéditos e é triste que seja assim,  pois dá margem a tutti que dizem que o país non tem memória. Vamos a eles:

Rio à noite (1962)

Documentário de Aloízio T. de Carvalho, ao estilo de “Europa à noite”, disposto a mostrar a vida noturna do Rio de Janeiro. O filme conta com a presença de figuras ilustres como Chacrinha, Jackson do Pandeiro, Carlos Imperial e Dedé Santana. Lamentavelmente, há muito poccos registros desse filme e o nome de Dedé nem aparece nos cartazes do filme, só nas fichas da Wikipedia e do imdb. Non está disponível no YouTube.

Lana, rainha das amazonas (1964)

Direção de Cyll Farney e Géza von CziffraCo-produção Brasil-Alemanha, que conta com atores estrangeiros e brasilianos, dentre eles, Dedé Santana,  que faz o papel de uno guia local, tal como Alfred Molina em “Caçadores da arca perdida”. No filme, uno grupo de exploradores é feito refém por uno grupo de amazonas, na Floresta Amazônica, chefiadas por una loira que cresceu como guerreira, nos confins da selva equatorial. O filme se encontra disponível inteiro, em alemão, sem legendas no YouTube.

A pedra do tesouro (1965)

Filme de Roberto Farias (famoso pelos filmes do Roberto Carlos). Este curta-metragem é o primeiro filme estrelado por Renato Aragão e o primeiro em parceria com Dedé Santana, com quem protagonizaria seu primeiro longa “O rei do iê-iê-iê”, no mesmo ano. Em “A pedra”, Didi e Dedé querem encontrar tesouro escondido embaixo de una pedra. O filme tem pocco mais de 8 minutos e está disponível no YouTube. É bônus do DVD “O Mundo Mágico dos Trapalhões”

A espiã que entrou em uma fria (1967)

Zé Bonitinho: O Perigote das mulheres

Filme de Sanin Cherques. O título desse filme é una referência direta ao romance de John leCarréO espião que veio do frio“, que virou filme com Richard Burton, bem como é inspirado também nos filmes de 007. É praticamente um “Austin Powers” só que na época certa. Os protagonistas são Carmen Verônica, que hoje em dia é una vecchia, que fala pela nariz e o protagonista é Agildo Ribeiro. Fazem parte do elenco também Jorge Loredo (Zé Bonitinho), José Santa Cruz. (dublador do Dino da Silva Sauro e do Magneto, na trilogia X Men) e Dedé Santana. O filme encontra-se disponível no YouTube.

Deu a louca no cangaço (1969)

Filme de Nelson Teixeira Mendes e Fauzi Mansur. Mais duradoura que a parceria com Didi Mocó foi a parceria de Dedé Santana com seu irmão Dino. A dupla fez una série de filmes como os personagens Maloca (Dedé) e Bonitão (Dino). Neste aqui, ambos são una dupla de mascates que vai parar em uno bando de cangaceiros cujos líderes disputam para ocupar o posto deixado por Lampião. Este filme non está disponível no YouTube. UPDATE: O filme agora está disponível no You Tube.

2000 anos de confusão (1969)

Filme de Fauzi Mansur, em que novamente os filmes e séries de espionagem são satirizados. Desta vez o alvo é o seriado “The Man From U.N.C.L.E.”. No filme, a organização A.N.C.O.L. ajuda Maloca e Bonitão a recuperarem una moça rica que é pretendente deste. Esse filme está disponível no YouTube.

Se meu dólar falasse (a.k.a. O dólar surrado; 1970)

Chanchada (non confundir com pornochanchada) de Carlos Coimbra estrelada por Dercy Gonçalves (que já era vecchia naquela época). Ela faz o papel de Bissica, intermediária de Madame Veruska na compra de uno vaso raro chinês que custa US$ 15 mil. Atrapalhada (como ela sempre era nos filmes) , acaba perdendo dinheiro no lixão e tem que se virar para pegar de volta a grana com os mendigos, dentre eles, Grande Otelo. O filme conta com Dedé Santana no elenco, como gerente de banco (e dublado). Esse filme está disponível no YouTube.

Tô na tua, ô bicho! (1973)

Filme em que una quadrilha, cujo uno dos integrantes é Costinha, quer roubar o bilhete premiado da loteria do sogro do personagem do Agildo Ribeiro. Esse filme conta com uno jovem, mas já careca, Mauro Faccio Gonçalves, que futuramente usaria o nome e a peruca de Zacarias. Esse filme non está disponível no YouTube.

Os Irmãos Sem Coragem (a.k.a. Os desempregados; 1972)

O título com o qual foi lançado esse filme de Antonio B. Thomé com Maloca e Bonitão pegava carona no sucesso da novela global “Irmãos Coragem” (que já havia acabado faz uno bom tempo), mas o enredo non tem nada a ver com diamantes encontrados e nem com dupla personalidade (temas da novela). O título mais adequado seria o alternativo, pois relata as aventuras da dupla Santana, que vive trabalhando como camelôs até que Bonitão ganha na loteria. É o último filme de Dedé e Dino como protagonistas. Non está disponível no YouTube.

Sob o domínio do sexo (1973)

Apesar do título, non é uno filme erótico, e sim de ação (podendo haver cenas de nudez), como eram os filmes de Tony Vieira. A provável inspiração para o título é o filme de 1971 “Sob o domínio do medo” de Sam Peckinpah. Nesse filme, una viúva contrabandista contrata quatro marginais para resgatar a filha sequestrada (se chamasse a polícia, quem iria presa era ela). Com o tempo, os bandidos descobrem que a filha forjou o sequestro para ficar com o namorado. Com Dedé Santana. Non está disponível no YouTube.

O fraco do sexo forte (1973)

Filme de Osíris Parcifal de Figueiroa. Uno figurante ganha na loteria (era o sonho das pessoas nos anni 70. Igual ganhar na Mega Sena hoje em dia) e resolve virar produtor de cinema (Para quê? Para perder dinheiro?). Para escrever o roteiro ele contrata uno intelectual sofisticado e casado e uno sujeito farrista que só quer saber de enfiar sacanagem no filme e leva o otro escritor para o mau caminho. Filme com Mauro Gonçalves ainda sem a peruca e narração de Sérgio Porto. Non está disponível no YouTube.

Deu a louca nas mulheres (1977)

Filme de Roberto Machado. Aqui finalmente Mauro Gonçalves assume o papel de Zacarias Kotonete no cinema (Já era Zacarias nos Trapalhões desde 1974 na TV Tupi). No ano em que o filme foi lançado, “Os Trapalhões” já estavam na Rede Globo e a partir do ano seguinte, Zacarias faria seu primeiro filme com o grupo e todos estariam juntos no cinema até a breve separação em 1983, a participação de Dedé Santana em otro filme em 1986 e por fim até “Uma Escola Atrapalhada”, último filme de Zacarias (o último a entrar e o primeiro a partir).
Aqui, Zacarias trabalha em una loja de tratores, mas seu jeito delicado e meigo non combina com o ambiente de trabalho e ele é demitido. Una amiga sua lhe consegue emprego em una loja de lingerie, onde ele é disputado a tapa pelas vendedoras e pela dona da loja (VOCÊ NON LEU ERRADO NON, AMICCO!). Non está disponível no YouTube.

Uh Didi! Uhuhuhu!!!

As 7 vampiras (1986)

Exemplar clássico do gênero “terrir” dirigido por Ivan Cardoso. Nele Sílvia, una professora de dança viúva, é convencida por uno vecchio amicco a deixar a reclusão (causada pelo trauma de ver seu marido morto por una planta carnívora) e estrelar uno espetáculo chamado “As 7 vampiras”. Contudo una série de assassinatos prejudica o sucesso do número. Participação de Dedé Santana como faxineiro. Está disponível no YouTube.

Dedé Santana como faxineiro em “As 7 vampiras”

Meu pai é figurante (2011)

Filme de Rodrigo Castelhano. Dedé Santana é Jacinto, viúvo aposentado, pai da personagem da Luana Piovani e se mete a ser figurante de novela graças a uno caçador de talentos (Sidney Magal). No estúdio, ele acaba entrando em conflito com o diretor arrogante que adora humilhar os subordinados(Júlio Rocha).
É o tipo de papel que o Didi Mocó adora fazer. A diferença é que o cearense faz isso no Rio de Janeiro com distribuição da Globo Filmes e o Dedé faz a mesma cosa em una produção independente, em Balneário Camboriú. No final do filme há una referência a “O Poderoso Chefão”. Está disponível no YouTube.

UPDATE: O blog Filmes para doidos fez una baita entrevista com Dedé Santana em que alguns dos filmes deste post foram citados.



Fontes:

http://cineminha.com.br/filme/64725-Rio-a-Noite
http://www.moviepostershop.com/lana-queen-of-the-amazons-movie-poster-1967
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-pedra-do-tesouro/
http://www.pumaclassic.com.br/2013/01/filmes-espia-que-entrou-em-fria.html
http://www.bcc.org.br/fotos/galeria/003321?page=4
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/deu-a-louca-no-cangaco/
http://bcc.gov.br/fotos/galeria/018179?page=2
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/2000-anos-de-confusao/
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/se-meu-dolar-falasse/
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/to-na-tua-o-bicho/
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/irmaos-sem-coragem/
http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=024700&format=detailed.pft
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/sob-o-dominio-do-sexo/
http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=013247&format=detailed.pft
http://www.cinemabrasileiro.net/cartazes/galeria.asp?pagina=6
http://ataquedeestrelismo.tumblr.com/post/65901699166
http://www.ostrapalhoes.net/filmografia/anos-60/